quarta-feira, 12 de junho de 2013

A escola e a fábrica

Ultimamente tenho me perguntado se não tratamos os nossos alunos como máquinas e a escola é uma linha de produção que entra e saem produtos o tempo todo. O aluno é o produto, o professor é o operário que deve executar e/ou moldar o produto, os supervisores da produção são os que compõem a equipe pedagógica e assim para cada funcionário da fábrica podemos compara-lo a um profissional da educação.

As escolas não devem ser tratadas, visualizadas, percebidas e compreendidas como uma fábrica, pois como fábrica a escola não vai conseguir ser um espaço no qual se pensa a vida (do aluno, do professor, da mãe, do pai, do vigilante, da cozinheira, da comunidade, da sociedade,...), um lugar de convivência, crescimento, aprendizagem, a inclusão e reconstrução.

Pensar, idealizar e vivenciar um novo modelo de escola não depende apenas da mudança de visão do gestor, depende de cada um, de rever e avaliar suas ações, de se replanejar, voltar o conteúdo, buscar a ligação dele com a vida do aluno, com sua profissão, ....

Fácil? NÃO!!! Cada dia eu me pergunto como fazer isso, nem todo dia eu tenho as respostas e não sou a senhora da razão.

Vamos pensar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário